Nacional - 26/02/2017 - 08:14:11

 

Eclipse solar de hoje, conhecido como Anel de Fogo, será visível no Brasil

Eclipse solar de hoje, conhecido como Anel de Fogo, será visível no Brasil

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 


O primeiro eclipse solar de 2017 acontece hoje (26). O fenômeno será visto em uma estreita faixa que passa pelo sul do Chile e da Argentina, oceano Pacífico, oceano Atlântico e sul da África. Segundo o Observatório Nacional, o eclipse será anular, também conhecido como “Anel de Fogo”, ou seja, quando se vê todo o desenho do Sol e uma espécie de anel de luz ao redor.

A observação no Brasil inclui toda a região Sul, Sudeste, grande parte do Nordeste e Centro-Oeste, que poderá ver o eclipse como parcial, entre 10h e 12h30, horário de Brasília, conforme a localidade.

Para uma observação segura, é importante que seja feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. O Observatório Nacional ressalta que nunca se deve olhar diretamente para sol nem mesmo com o uso de filme de raio X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível.

A agência espacial norte-americana Nasa lançou um site com detalhes sobre o eclipse solar. A plataforma vai transmitir, em tempo real, o fenômeno.

O Brasil terá a oportunidade de visualizar outro fenômeno solar ainda este ano. Em 21 de agosto, haverá um eclipse total do sol, que poderá ser visto no parcialmente somente na região nordeste, próximo do horário do pôr do sol.

Segundo análises do Observatório Nacional, em 14 de dezembro de 2020, haverá um eclipse parcial do sol que terá também visibilidade em grande área do Brasil.

Ecipse Solar 2017

 



;

Eclipse solar

Eclipse solar

Turismo SBC


Últimas Notícias




Bolsonaro oficialmente no PSL


Delatores na Lava Jato apontam R$1,1 milhão em propina para petistas de São Bernardo


Câmara aprova decreto de intervenção no Rio de Janeiro


Acadêmicos do Tatuapé é bicampeã do carnaval de São Paulo


Procurador denuncia suposto plano para invadir a Venezuela a partir da Colômbia


GCM debela tumulto promovido por jovens em São Bernardo