ABCD - 23/12/2009 - 09:09:36

 

SP inicia projeto para VLT ligando São Paulo a São Bernardo

SP inicia projeto para VLT ligando São Paulo a São Bernardo

Obras terá como ponto de conexão a Estação Tamanduateí

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 


O governador José Serra participou nesta terça-feira, 22, da assinatura de um Acordo de Cooperação para Elaboração do Projeto do Metrô Leve entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e as prefeituras de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O objetivo é ligar as duas cidades à estação Tamanduateí, que hoje atende a Linha 10-Turquesa da CPTM e, a partir do ano que vem, à Linha 2-Verde do Metrô. 

As duas prefeituras, em conjunto com a pasta, vão elaborar os estudos técnicos de viabilidade e o projeto funcional. "Não se pode pensar em fazer uma linha de metrô, de trem, sem começar pelo projeto básico", ressaltou o governador.

O Ministério das Cidades já liberou recursos da ordem de R$ 27,6 milhões para a elaboração do projeto básico do Metrô Leve. O Metrô de São Paulo ficará responsável pela contratação do projeto básico e receberá os recursos através da CBTU. Caberá ao Metrô também a elaboração dos estudos ambientais e os procedimentos de licenciamento junto a Secretaria do Meio Ambiente.

A obra será realizada pelo Estado e, o traçado avaliado inicialmente, atenderá as cidades de São Caetano e São Bernardo do Campo, tendo como ponto de conexão a Estação Tamanduateí, que a partir do ano que vem integrará Metrô e CPTM. O projeto funcional é que definirá qual a tecnologia mais adequada para este projeto, se monotrilho ou VLT.

Também na assinatura, Serra anunciou planos para o saneamento na região. "Estamos na iminência de um acordo, entre o Estado e a prefeitura de Diadema, para criar uma sociedade com propósito específico para tocar o problema de saneamento de Diadema", revelou.

Ainda no mesmo evento, o governador deu início às obras do Corredor Metropolitano ABD - Extensão Diadema-São Paulo (Morumbi). Confira aqui.;

Turismo SBC


Últimas Notícias




Lula tem 44% e Bolsonaro 36% no 1º turno, aponta PoderData


MASP Escola OnLine


Morre o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo


Conta de luz fica mais cara a partir do dia 4 de julho em 24 cidades paulistas


Prefeito Orlando Morando anuncia o 1° Hospital Veterinário Público de São Bernardo


Datafolha: Rodrigo Garcia, PSDB, e Tarcísio de Freitas, Republicanos, aparecem empatados