Litoral - 23/12/2014 - 09:02:05

 

http://youtu.be/thZCn2Izlto
Baixada Santista sofre com chuvas e alagamentos

Baixada Santista sofre com chuvas e alagamentos

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 


O calor intenso que marcou os últimos três dias na Baixada Santista ocasionou, na tarde desta segunda-feira (22), uma forte chuva, causando alagamentos em vários pontos e lentidão no trânsito.

Em São Vicente, após mais de duas horas de tempestade, várias ruas ficaram com água acima da altura dos joelhos. Na Rua Visconde Tamandaré, os carros foram tomados pelas enxurrada. Um internauta chegou a divulgar imagens nas redes sociais, mostrando o estado em que ficou a rua. 

Na divisa de Santos com São Vicente, na orla da praia, pista sentido São Vicente o trânsito está parado. Já nas vias Travessa do Parque no Catiapoã, Rua Leonor Mendes de Barros, Vila São Jorge, e Avenida Juiz de Fora, Voturuá, há diversos pontos de alagamentos. 

A situação mais crítica, de acordo com a Defesa Civil, é Avenida Capitão Mor Aguiar, em frente à Rua Frei Gaspar, com carros andando na contramão sentido Centro, Parque Prainha, avenidas Presidente Wilson e Marechal Deodoro. Agentes estão nas ruas e enfrentam dificuldade para se locomover por causa do trânsito.



Alagamentos

A convergência de umidade que ingressou da Amazônia e o deslocamento de um novo sistema frontal pelo Oceano Atlântico permitiu o desenvolvimento de nuvens carregadas na tarde desta segunda-feira (22) no leste de São Paulo.

Em Praia Grande, Santos e São Vicente, ruas, avenidas e residências ficaram alagadas na parte da tarde. Em alguns bairros, a Defesa Civil orientou a população também para o risco de deslizamentos de terra.

Moradores ficaram ilhados dentro de carros e de casas. Alguns usaram caiaques nas avenidas para fugir dos congestionamentos.

O pluviômetro automático mantido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) no bairro José Menino, em Santos, até às 19:30, horário de Brasília, havia contabilizado precipitação de 41 milímetros.

Santos

Em Santos, a entrada da Cidade e Praça Washington, no José Menino, estão bastante prejudicadas pela enchente.

Segundo informou a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (C E T - Santos), a Avenida Nossa Senhora de Fátima precisou ser interditada, parcialmente, no trecho entre a Avenida Martins Fontes e a Rua Boris Kauffmann, no Chico de Paula. O bloqueio ocorre nos dois sentidos da via. Agentes da C E T estão no local para orientar os motoristas.

Alguns canais na Zona Noroeste e também o da Avenida Senador Pinheiro Machado (Canal 1), na Zona Lesta, estão quase transbordando em decorrência do volume de chuva.

Praia Grande

Em Praia Grande diversas ruas e passagens sob a Expressa Sul, ficaram alagadas. A avenida Kennedy, que atravessa a cidade, teve vários pontos de alagamento dificultando a passagem dos veículos. A ligação da zona 2 e zona 3 da cidade, realizada pelas passagens sob a rodovia Expressa Sul, ficaram completamente instransitáveis.

Trânsito

A chuva, que começou por volta das 16h30 e não havia parado até às 19h00, chegou a deixar dezenas de carros cobertos pela água e provocou destruição.

Segundo a Defesa Civil, no mês de dezembro, até a manhã desta segunda-feira, havia chovido 71,4 milímetros em Santos. Nas últimas cinco horas, porém, o acumulado do dia já alcançava 90 milímetros.

Em Santos, além de dezenas de ruas inundadas, o trânsito ficou caótico em várias partes da cidade. Motoristas que deixaram o trabalho por volta das 18h encontraram dificuldade para chegar em casa por causa das ruas cheias e, muitos, permanecem parados no trânsito.

Já em São Vicente, o estrago foi pior. Um trecho da rua Marechal Deodoro, na Linha Amarela, afundou. Além disso, em alguns bairros da cidade a água subiu tanto que dezenas de carros ficaram parcialmente ou completamente cobertos pela água. Até um morador se arriscou com uma prancha. Ele praticou stand up paddle nas águas da chuva enquanto carros estavam parcialmente submersos.

O motorista que chega ao litoral de São Paulo por meio da via Anchieta encontra o tráfego completamente bloqueado na entrada de Santos. Por volta das 18h era impossível atravessar o local por causa do nível da água, que chegou a invadir parcialmente um supermercado que fica no local. A avenida Nossa Senhora de Fátima que também dá acesso à via Anchieta está parcialmente alagada na entrada de Santos e o trânsito está sendo desviado para a avenida Martins Fontes.

Em Praia Grande o motorista também encontra problemas próximo ao shopping na cidade, na avenida Ayrton Senna. Um dos viadutos está parcialmente alagado, causando problemas tanto no sentido da Capital, na região da Ponte do Mar Pequeno, tanto no sentido contrário.

 



;

São Vicente, na Baixada Santista, ficou debaixo de forte chuva e com vários pontos de alagamento

São Vicente, na Baixada Santista, ficou debaixo de forte chuva e com vários pontos de alagamento

Turismo SBC


Últimas Notícias




Governo federal lança carteira estudantil digital


CAOA acerta compra da fábrica da Ford para produzir Changan


Morando e Doria conquistam investimento de R$ 2,4 bilhões com a Volkswagen


Projeto de Lei sobre abuso de autoridade é aprovado na Câmara e segue para sanção


Câmara aprova mudanças em regras de pensão e para mulheres


Quatro vereadores aliados de Alex Manente foram responsáveis por salvar Luiz Marinho, PT, da Ficha Suja