Politica - 10/08/2021 - 22:30:46

 

Para Lira, debate sobre voto impresso está encerrado

Para Lira, debate sobre voto impresso está encerrado

 

Da Redação com Agência Câmara

Foto(s): Reprodução

 


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou após a sessão na qual a proposta de emenda à Constituição do voto impresso (PEC 135/19) foi rejeitada, que o assunto está encerrado. “Não teríamos nem tempo, nem espaço para retomar esta questão neste ano”, ressaltou.

Lira enfatizou ainda o resultado “soberano, altivo e democrático”, que não foi apenas de uma comissão, mas do Plenário da Câmara.

O presidente da Câmara também afirmou que o momento é de saber reconhecer os resultados. “Todos os deputados que votaram aqui hoje foram eleitos pela urna eletrônica”, disse. Questionado sobre qual seria a reação do presidente Jair Bolsonaro, apoiador do voto impresso, Lira disse acreditar que o presidente da República vai respeitar a decisão.

Transparência

Lira fez um apelo aos deputados para que a transparência do sistema eleitoral seja tratada futuramente sem que haja “vencidos ou vencedores”. Ele se comprometeu a buscar a Justiça Eleitoral e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para encontrar uma saída para aumentar a transparência e aprimorar os mecanismos de auditagem. “Para que não pairem dúvidas”, ressaltou.

Ele espera que as conversas aconteçam rapidamente. “Nossa obrigação é sentar à mesa, sem vencidos ou vencedores, para discutir alternativas para aumentar a transparência e melhorar a auditagem”, completou. Entre as sugestões que pode apresentar, Lira citou aumentar o número de urnas auditadas a cada eleição e incluir a participação de outras entidades nesse processo.

;

Presidente da Câmara Federal Arthur Lira do PP

Presidente da Câmara Federal Arthur Lira do PP

Turismo SBC


Últimas Notícias




No Dia do Médico, Prefeitura destaca importância dos profissionais na pandemia


Familiares relatam a dor da perda entre as 600 mil vítimas da COVID-19


EUA liberam entrada de brasileiros vacinados a partir de 8 de novembro; entenda regras


Prefeitura de São Bernardo publica decreto para retorno obrigatório das aulas presenciais


GCM de São Bernardo passa a ter 2º maior efetivo do Estado


Congressistas dos EUA pedem que Biden retire oferta para que Brasil seja parceiro da Otan