Nacional - 28/11/2021 - 10:35:26

 

Brasil proíbe viajantes de 6 países do sul da África

Brasil proíbe viajantes de 6 países do sul da África

 

Da Redação com ANSA Brasil

Foto(s): Reprodução

 


O governo do Brasil publicou na noite deste sábado (27) uma portaria que impede a entrada no país de viajantes que tenham transitado por África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue nos 14 dias anteriores ao embarque.

A medida segue uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também proíbe voos provenientes dessas seis nações, que ficam na parte meridional do continente africano, onde surgiu a variante Ômicron do coronavírus Sars-CoV-2.

Também na noite de sábado, a Anvisa recomendou o veto a viajantes de outros quatro países do sul da África (Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia), mas ainda não há uma decisão do governo nesse sentido.

Ainda não detectada no Brasil, a variante Ômicron carrega cerca de 50 mutações na proteína spike, espécie de coroa de espinhos que reveste o Sars-CoV-2 e é usada pelo vírus para atacar as células humanas. Como a maior parte das vacinas disponíveis se baseia nessa proteína, existe o temor de que a variante possa ser resistente aos imunizantes.

A Ômicron já foi detectada em África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Botsuana, Hong Kong, Israel, Itália, Países Baixos, Reino Unido e República Tcheca.

Sua disseminação levou diversas nações a adotar restrições de viagem contra países sul-africanos, enquanto Israel foi ainda mais longe e fechou completamente suas fronteiras para turistas.

;

A Ômicron já foi detectada em África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Botsuana, Hong Kong, Israel, Itália, Países Baixos, Reino Unido e República Tcheca

A Ômicron já foi detectada em África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Botsuana, Hong Kong, Israel, Itália, Países Baixos, Reino Unido e República Tcheca

Turismo SBC


Últimas Notícias




Bia Kicis é denunciada ao MP pela Sociedade Brasileira de Pediatria


Twitter diz remover 7 posts de desinformação de covid por hora


Pandemia e crise hídrica fizeram inflação estourar meta, diz BC


Reajuste do salário mínimo fica abaixo da inflação acumulada em 2021


Governo anuncia medidas para regularizar dívidas do Simples após veto de Bolsonaro


IBGE: inflação oficial fecha 2021 com alta de 10,06%